A série “Explicando Educação”, do canal de Educação da UniAlphaville, foi criada para refletirmos sobre temas ligados ao processo de ensino-aprendizagem, que acontece nos vários níveis da Educação escolar.

Muitos profissionais dessa área e de áreas correlatas à Educação passaram pelas nossas lives, nos esclarecendo pontos muito importantes para a classe profissional dos educadores. A nossa série já conversou com uma professora da neuropsicologia, também outra da área da linguística aplicada, com diretores e coordenadores que atuam no ensino público, professores tutores, especialistas e doutores em Educação que vieram abrilhantar, com seus conhecimentos, os nossos encontros.

Porém, um tema aparece com maior frequência nas nossas reflexões, o EAD – Ensino a Distância- por dois motivos:

  1. A UniAlphaville é uma instituição que oferece mais de 200 cursos, das mais diversas áreas, no nível de pós-graduação, na modalidade EAD. Esses cursos proporcionam oportunidades a quem não mora próximo aos grandes centros das capitais brasileiras, principalmente São Paulo, de melhorar seus conhecimentos e sua condição no trabalho, frequentando as aulas on line;
  2. O objetivo de desmistificar o pensamento equivocado de que não é possível ensinar e aprender num curso a distância ou, ainda, que o EAD é uma forma mais fácil de se conseguir um diploma, afirmações essas que não são verdadeiras.

Nesse sentido, as duas últimas lives foram realizadas por  quem está na linha de frente de cursos de graduação na modalidade  EAD: um professor tutor da área de Engenharia, Professor Doutor Thiago Marinho, pesquisador da UFRJ, que atua na tutoria das atividades de laboratório de Física no CEDERJ, e uma ex-aluna do curso de Administração, também nessa modalidade a distância, Aryanne Poubel.

O professor tutor destacou a mudança da sua visão dos cursos a distância, quando percebeu a quantidade de alunos de várias partes do país, que jamais teriam a chance de frequentar aquela instituição de Ensino Superior. Além dessa constatação, esse professor nos explicou a importância das tecnologias para a reprodução dos fenômenos da Física – área em que ele atua – possibilitando uma real aprendizagem de seus alunos.

No mesmo sentido, o depoimento da ex-aluna do curso de Administração, graduada na modalidade EAD, nos explicou sobre o ganho de sua experiência ao poder compartilhar seus estudos com os colegas de outros Estados do Brasil, além de desenvolver o senso de disciplina para realizar o curso, com eficiência. A bacharel em Administração destacou as atitudes que um aluno do curso a distância precisa ter, tais como o compromisso com o horário escolhido para estudar, o cumprimento das tarefas organizadas pelos professores, a participação nos Fóruns, o encontro com os tutores do curso, resolvendo as dúvidas.

Muitas pesquisas realizadas pelas ciências que fundamentam o processo de ensino-aprendizado em ambientes virtuais já apresentaram estudos importantes sobre esse tema e não deixaram sombras de dúvida, nessa questão. Portanto, não há motivos para se duvidar de que um adulto pode, perfeitamente, aprender em cursos na modalidade EAD.

Na maioria das vezes, as dificuldades que aparecem, nessa questão, dizem respeito à falta de adequação dos alunos e dos professores a esse modelo de ensino. O EAD não é uma repetição das práticas de ensino presencial. A didática, o planejamento, os recursos midiáticos, enfim, toda a logística do processo pedagógico do EAD é diferente do presencial, mas não menos eficiente.

Os ganhos da modalidade de ensino a distância são muitos. Como dito anteriormente, pessoas que não pensavam ser possível conciliar seu trabalho com seus estudos, ou ainda, frequentar uma Universidade afastada do seu Estado, podem agora realizar seus sonhos e necessidades de aprimoramento dos seus níveis de instrução.

Sendo assim, não há motivos, nem argumentos, para se duvidar da eficiência de um curso a distância, desde que esse seja organizado por uma instituição séria e qualificada para tanto, que oferece uma correta organização dos  ambientes virtuais onde acontecerá o processo de ensino-aprendizado, e a adequada formação dos docentes que irão trabalhar nessa modalidade.

Fique por dentro de temas como este seguindo nosso Canal no Youtube: https://youtube.com/playlist?list=PLf6WahreFohC0melbIIvhQIDGNCqO5MHa

 

Por: Solange Padilha